Novidades

10.05.2019

O Profissional do Futuro

Integração entre pessoas e tecnologia. O Grupo de Gestores de Tecnologia da Informação do Sul do Brasil (GTISUL) promoveu mais um encontro.

O Evento aconteceu neste sábado, 04 de Maio no auditório do Centro Executivo Presidente Vargas (CEPV) e reuniu um publico de quase cem pessoas entre elas Profissionais da área de Tecnologia da Informação, Recursos Humanos das empresas afiliadas do Grupo GTISUL e convidados.

 

Em um tema onde Gestão de Pessoas foi muito debatido, Iniciamos a manhã de muito conhecimento com a psicóloga Aline Dotta, que é Especialista em Gestão de Pessoas e Mestre em Neurociência pela Florida Christian University. É diretora da empresa Aline Dotta Neurobusiness, onde há mais de 10 anos abrange diferentes aspectos da Psicologia, Coaching e Neurociência, realizando consultorias na área de Recursos Humanos e Desenvolvimento de Pessoas e Equipes. Aline ministrou a palestra com tema Profissional do Futuro, dentre muitos dos conhecimentos trazidos, se destaca as informações de que 15% de nossas escolhas são conscientes e 85% de nossas escolhas são inconscientes. Nós somos seres biológicos ancestrais e nosso comportamento de hoje é como se vivêssemos na savana, nossa evolução biológica demora milhões de anos já a cultural é quase instantânea. O nosso cérebro foi criado o tempo todo para buscar atalhos para termos economia de energia, dessa forma a nossa vida se torna uma série de comportamentos automáticos na vida pessoal e profissional.

Dotta destaca que, no futuro as seleções podem ter o recurso de testes genéticos para conhecer a pré-disposição genética do indivíduo e dessa forma a empresa ter maior assertividade no perfil procurado para a vaga disponível. Aline afirma que o profissional do futuro precisa ter algumas características, tais como:

- Capacidade de adaptação;
- Inteligência emocional;
- Autoconhecimento;
- Capacidade de escolher conscientemente o que se quer realmente.

Finalizando sua palestra afirma que: "O profissional precisa ter o olho no futuro, o pé no passado e o coração no presente." 

                             

Em seu depoimento para o grupo GTISUL ela destaca: “O Evento incrível promovido pelo Grupo e pela bela iniciativa de integrar momentos entre pessoas e tecnologia. Participar de evento como esse me motiva a buscar mais conhecimento sempre”.

 

Após um delicioso Coffee Break e muito networking, continuamos a manhã com Daniel Mentiz, executivo da empresa Gruppen, profissional com 19 anos de experiência na área e com grande conhecimento em soluções de infraestrutura e segurança da informação. Possui certificações técnicas de diversos fabricantes, tais como Dell EMC , VMware, Microsoft, Veeam, Citrix e Juniper. É um dos sócios fundadores da Gruppen e atualmente responde pela torre de Armazenamento, onde são desenvolvidas as soluções oferecidas para o mercado.

 

Mentiz trouxe questões importantes para análise: "Evolução cultural leva tempo e requer planejamento. Você está preparado?" Nessa linha de raciocínio, Daniel destaca que a Gruppen desenvolve algumas habilidades para se manter preparada e adaptada aos novos desafios, algumas dessas habilidades são:

- Informação não contaminada;
- Programa interno para aceitação de mudança;
- Portfólio voltado a serviços e pessoas; 
- Conformidade com a LGPD.

E na seqüência e finalizando o evento tivemos Cristiane Tonet, que representou a Sancon e Senior com a palestra People Analytics e Produtividade. Empresa que contribuí com as organizações propondo soluções que auxiliem a OTIMIZAR os controles e SUPERAR resultados, desenvolvendo e compartilhando conhecimento sobre o crescimento exponencial, acentuando o movimento de transformação digital, liderando e desenvolvendo time de vendas e marketing para o SUCESSO, além de atuar a mais de 15 anos com relacionamento comercial B2B, focado em tecnologia.

Cristiane compartilha 5 dicas para gerar engajamento dentro da organização, sendo elas:

1- Olhe para dentro da organização, ouça os colaboradores de sua empresa; 
2- Eu faço parte, colaborador sentir-se parte do meio;
3- Compartilhe resultado e ação realizada; 
4- Seja transparente;
5- Abandone os achismos.

Tonet destaca também que, o People Analytics é a análise das pessoas segundo uma busca de dados e através desses dados conseguir tomar uma decisão mais assertiva, essa análise é feita através de padrões, previsões e decisões automatizadas. O People Analytics é utilizado para 4 pontos chave, sendo eles: 

- Recrutar PESSOAS;
- Reconhecer PESSOAS; 
- Promover PESSOAS;
- Direcionar investimentos.

A cobertura completa de fotos do evento você encontra no link:

https://photos.app.goo.gl/JjdY7f9BYRetQnp8A

Leia Também