Novidades

05.06.2019

Lei Geral de Proteção de Dados e Proteção WAF

No último sábado, o GTISUL realizou a edição de junho do seu ciclo mensal de eventos no Centro de Eventos do Vila Vergueiro Hotel em Passo Fundo. O evento reuniu mais de 40 pessoas, entre gestores de TI e Profissionais da área representando mais de 20 empresas e com a parceria da Gruppen.

O foco da atividade foi a Lei Geral de Proteção de Dados e Ferramentas para proteção a internet, um tema bastante inovador.

Após um café de recepção e momento de relacionamento, os presentes puderam apreciar a palestra sobre Lei Geral de Proteção de Dados com o palestrante Carlos Felipe Jacobs.

Jacobs, é um profissional com 19 anos de experiência na área e com grande conhecimento em soluções de infraestrutura e segurança da informação. Possui certificações técnicas de diversos fabricantes, tais como Dell EMC , VMware, Microsoft, Veeam, Citrix e Cisco. É um dos sócios fundadores da Gruppen e impulsiona o desenvolvimento das soluções oferecidas para o mercado.

A palestra de Jacobs é baseada na pesquisa Gartner Maverick. O palestrante salienta que a LGPD não começa pelo jurídico nem pela TI da empresa, ela começa pela alta direção. A lei deve ser entendida e conhecida, em primeiro lugar, pelo RH da organização. Sabe-se que a evolução cultural leva tempo e requer planejamento.

Ainda segundo Jacobs, a empresa que não investir em implementar a lei vai gastar 4x mais em multas, dessa forma a lei deve servir para ajudar a empresa e não travar o negócio. 

A lei não tem início e fim, a empresa é dinâmica está sempre em movimento dessa forma o processo é contínuo, como o PDCA. 

A cultura da segurança da informação deve começar pelo entendimento das pessoas que trabalham na organização, a segurança tecnológica pode ser tratada, mas as pessoas devem saber que a informação de dados sensíveis não pode ser vazada e a empresa precisa ter embasamento legal caso esses dados vazem.

Dando continuidade ao nosso evento, Carlos Nunez, certificado tecnicamente junto a diversos fabricantes, tais como Dell EMC , VMware, Microsoft, Veeam, Citrix, Fortinet e Cisco e sócio fundador da Gruppen, apresentou a palestra: O Desafio do controle de dados não estruturados.

Nunez mostrou uma visão da situação atual da organização, as soluções oferecidas pelos fornecedores e os principais fornecedores, tendo em vista que a TI necessita de auxílio tecnológico para trabalhar e embasar a LGPD.

Ouvimos também Rodrigo Rocha, profissional certificado tecnicamente junto a diversos fabricantes, tais como Dell EMC , VMware, Microsoft, Veeam, Citrix, Fortinet e Cisco e sócio fundador da Gruppen. Trouxe a palestra com tema:

Como gerar provas contra provas para o legal.

Rocha faz a recomendação que o líder precisa garantir o gerenciamento de privacidade evitando lacunas de informação, desde sua descoberta até a sua exclusão. É necessário priorizar o tratamento de risco de dados. Rocha nos apresentou algumas ferramentas que podem nos auxiliar nessa proteção e análise de dados.

E para finalizar a manhã de muito conhecimento, Daniel Mentiz, também é sócio fundador da Gruppen, certificado tecnicamente junto a diversos fabricantes, tais como Dell EMC , VMware, Microsoft, Veeam, Citrix, Fortinet e Cisco.

Trouxe-nos nessa manhã a palestra: Proteção de aplicação Web.

Mentiz, traz informações referente à vulnerabilidade das aplicações da organização, nos mostrou ferramentas para testar essa vulnerabilidade através de uma conexão ao ambiente onde essa aplicação se encontra instalada, dessa forma identifica as vulnerabilidades para poder trabalhar nas soluções.

Após as palestras o GTISUL realizou a apresentação dos novos membros e a entrega do Welcome Kit para os gestores ali presentes, nele consta toda a documentação referente ao Grupo GTISUL, esta ação será destinada para todos os gestores associados ao grupo.

E por fim as atividades do evento se encerraram com o almoço de confraternização no restaurante Casa Rosada.

A cobertura completa de fotos do evento está disponível no link:

https://photos.app.goo.gl/sMPL3dBHp3eTayB49

Leia Também