Novidades

10.04.2019

Lei Geral de Proteção de Dados - Como sobreviver antes das multas?

Esse foi o tema do evento. O Grupo de Gestores de Tecnologia da Informação do Sul do Brasil (GTISUL) promoveu mais um encontro.

O Evento aconteceu neste sábado, 06 de Abril no auditório da Faculdade de Odontologia da UPF e reuniu um publico de mais de cem pessoas entre elas Profissionais da área de Tecnologia da Informação, Recursos Humanos e Departamento Jurídico das empresas afiliadas do Grupo GTISUL além de convidados do Grupo Polo Sul.

Em um tema bastante inovador iniciamos nossa manhã com Sérgio Pohlmann, especialista em segurança com as certificações CISSP, CCISO, CEH, ECSA e atualmente, Gestor de TI do grupo Fockink de Panambi - RS. Profissional com reconhecimento nacional e internacional, já atuou em países da América Latina, exercendo suas capacidades nas áreas como gestor de TI, palestrante, professor universitário e escritor. 

A Lei de Proteção de Dados é uma área considerada nova e que está sendo muito discutida por diversas áreas dentro das organizações, essa nova lei impacta e envolve não apenas a área tecnológica, mas departamentos como recursos humanos e jurídicos. 

Pohlmann nos mostrou uma forte discussão sobre a segurança e a autorização de disponibilização de dados do cliente a organização. Perguntas sobre: 

- Qual a finalidade dos dados que você está coletando do seu cliente? 
- O dado está adequado a finalidade que ele se destina? 
- O usuário autorizou maiores informações além das obrigatórias à finalidade?

Essas questões devem ser respondidas antes de qualquer coleta de dados sensíveis de clientes. 

A qualidade e a segurança da informação do cliente ficam cada vez mais sob responsabilidade da empresa que será advertida e multada pelo vazamento de dados.

 Foi lembrado que a nova lei também obriga as empresas a excluírem os dados do cliente após a finalização de um contrato estabelecido.

 Diante de todas essas informações, constatamos que ainda teremos muito estudo e muitas adequações que precisaremos passar para nos adequarmos a nova realidade e a nova lei. 

No evento também foi realizado a divulgação do nosso próximo encontro que será dia 04 de maio e terá como tema “O Profissional do Futuro”, com a Coach Alina Dotta. Especialista em gestão de Pessoas e mestre em Neuromarketing pela Florida Cristhian University.

O evento se encerrou com a entrega do Welcome Kit para os gestores ali presentes, nele consta toda a documentação referente ao Grupo GTISUL, esta ação será destinada para todos os gestores associados ao grupo.

A cobertura completa de fotos do evento você encontra no link:

https://flic.kr/s/aHsmCFWzLS

Leia Também