Novidades

28.04.2017

Passo Fundo recebe um dos maiores eventos na área da TI

Com os objetivos de fortalecer a atuação globalizada da Tecnologia da Informação (TI) nas empresas e alavancar estrategicamente as oportunidades de negócios, foi aberto oficialmente nesta sexta-feira, o IV Seminário “TI 360”, em Passo Fundo. O evento, considerado um dos maiores no interior do Rio Grande do Sul na área da tecnologia,  é promovido pelo Grupo de Gestores de TI do Sul do Brasil-GTISUL. O encontro reúne gestores de TI, fornecedores, presidentes, diretores e gestores das áreas de negócio das empresas em que os gestores de TI atuam, além dos membros do grupo.

Nesta edição, o seminário apresenta um diferencial com a participação de profissionais de nível nacional abordando temáticas focadas em soluções estratégicas para o novo mercado e preparando o futuro empresarial, bem com os desafios da área de Tecnologia da Informação. As temáticas serão destaques nas palestras e debates, com foco no conteúdo estratégico e de gestão, visando o desenvolvimento dos participantes.

Na solenidade de abertura do evento, o vice-presidente Administrativo da Acisa, Evandro Silva, ressaltou a importância do seminário destacando que o desenvolvimento está associado, interruptamente, à tecnologia.

O diretor de Relações com o Mercado da IMED, William Zanella, parabenizou a iniciativa do Grupo que possibilita o compartilhamento de conhecimento.

Na ocasião, o reitor da Universidade de Passo Fundo, José Carlos Carles de Souza, reiterou que a união de esforços é essencial para o desenvolvimento.

O secretário de Desenvolvimento de Passo Fundo, Carlos Eduardo Lopes, saudou o grupo de gestores envolvidos na realização do seminário. “É necessário que mais pessoas coloquem a mão na massa e façam a diferença, como vocês estão fazendo hoje”, frisou.

Já o presidente do GTISERRA, Daniel Westerlund, destacou que a área de TI permeia em todos os setores das empresas e, por isso, a importância de desenvolvermos ações que possam potencializar profissionais da área.

O presidente do GTISUL, Claudio Franz, lembrou que pelo segundo ano consecutivo, estamos junto em Passo Fundo, dando mais um passo importante para a região. “Nós queremos firmar os pilares estratégicos, iniciando pelo tema do evento, que foi selecionado por votação entre todos os membros e demonstra a preocupação destes profissionais em se tornar mais abrangentes em suas empresas, se aproximando cada vez mais da gestão estratégica e abordando o negócio 360 graus, produzindo resultado e dinamismo em todas as situações. Nosso objetivo vai além: queremos nos desenvolver e tornar esse espaço agregador”, explicou.

O que estão dizendo os CIOS?

A primeira palestra do dia, foi ministrada por Anderson Baldin Figueiredo. Atuando como Consultor Independente com foco nos mercados de TI e Telecom (TIC), desenvolvendo projetos customizados de consultoria para os principais fornecedores no mercado de TIC e também para as empresas usuárias de produtos / soluções de TIC, Anderson destacou os resultados de uma pesquisa feita em 2016, com dados que apontam a realidade das empresas vivenciadas pelos CIOS.

“É necessário estimularmos uma discussão sobre o impacto da tecnologia nos negócios a partir de uma reflexão de futuro, relacionando com os modelos atuais de utilização da tecnologia e do relacionamento das áreas de TI com as demais áreas de negócio da empresa”, aponta.

Saiba mais sobre o painelista Anderson Baldin Figueiredo

Anderson realizou em média 65 palestras por ano, nos últimos três anos, em eventos privados e públicos de empresas do mercado ou nos encontros setoriais de maior relevância no Brasil. Atuou por cinco anos como Gerente de Pesquisa & Consultoria da área de Enterprise da IDC Brasil, liderando a equipe de Analistas e Consultores na elaboração de estudos periódicos dos mercados de hardware, software e serviços e no desenvolvimento de projetos customizados de consultoria para grandes corporações de TI. Foi Diretor de Serviços Profissionais da CPM (companhia brasileira integradora de TI), Gerente do Departamento de Desenvolvimento de Sistemas e do Departamento de Treinamento da Digirede (companhia brasileira especializada em automação bancária), Gerente de Suporte Técnico na Cobra (empresa brasileira de TI). Além disso, fundou duas empresas para Desenvolvimento de Software: P.A. Informática (companhia brasileira focada em soluções de Automação Bancária) e CINGO (Fábrica de Software para soluções Orientadas a Objeto). Anderson Figueiredo é graduado em Ciências da Computação pela Universidade Estadual de Campinas.

Leia Também