Novidades

26.04.2016

III Seminário GTISUL: encontro de gigantes

A cidade de Passo Fundo sediou pela primeira o Seminário do Grupo de Gestores de Tecnologia da Informação do Sul do país(GTISUL). O evento, em sua terceira edição, reuniu, de 21 a 24 de abril, CIOs de empresas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Juntas, essas empresas da área de TI faturam cerca de 11 bilhões ao ano e possuem mais de 35 mil colaboradores.   Os gestores que integram o GTISUL lideram mais de 500 profissionais da área que trabalham diretamente em projetos de tecnologia, inovação e telecomunicações. Oito empresas do grupo integram a seleta relação das melhores empresas para se trabalhar no Rio Grande do Sul, sendo que outras seis figuram entre as 500 maiores empresas do Brasil.  O conhecimento, as práticas e as inovações evidenciadas nestas empresas foram a tônica que permearam reuniões de negócios, palestras, dinâmicas e conversas ao longo do seminário.

De acordo com o diretor de relacionamento do GTISUL, Cláudio Franz, o encontro dos CIOs, que representam empresas referências na área onde atuam, permitiu a aproximação do grupo com as lideranças regionais, como o poder público e as entidades de classe. “ A temática “Negócios Inteligentes” estimulou as alternativas em melhorar negócios, mesmo no momento de crise que vivemos. O Seminário reuniu 220 pessoas com personalidades nacionais da área de tecnologia da informação e participantes dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O evento é viabilizado através do patrocínio de diversas empresas e ocorre anualmente entre os meses de abril e maio”, salienta.

Olhos voltados para o futuro

As próximas ações do grupo serão voltadas para a potencialização regional de políticas que possam fomentar o desenvolvimento profissional e empresarial da área de inovação, tecnologia e comunicação. Para isso, um conjunto atividades focadas para presidentes e conselheiros de empresas vão ser realizadas envolvendo gestores de TI que buscam o alinhamento do negócio e mapeamento de potencialidades. Por outro lado, também, serão desenvolvidos planos de aperfeiçoamento interno envolvendo todos os seus membros na renovação de planejamento estratégico 2016/2018, com a diretoria que assumirá o grupo neste período e de viagens técnicas internacionais com um foco na ampliação da capacidade de inovação e articulação dos profissionais.

“Ao poder público, o grupo realiza a abertura de suas ações permitindo a aproximação da tríplice hélice e tenta promover a discussão de leis ou incentivos municipais que possam permitir a instalação, ampliação ou criação mais rápida de empresas de inovação, tecnologia e comunicação, promovendo o aumento de PIB, elevando a taxa de empregabilidade de profissionais de TI da região e também criando possibilidades de se discutir regionalmente ações nestas áreas unindo municípios próximos e também as regiões Norte e Serra Gaúcha”, aponta Cláudio.

O grupo

A busca por um local apropriado de desenvolvimento prático da gestão, troca de informações, entre pares de profissão com ética e profissionalismo, impulsionaram o surgimento do Grupo de Gestores de Tecnologia da Informação do Sul do Brasil. Hoje, após quatro anos de existência o grupo é referência na área no RS, e já integra 70 membros cadastrados. A ações desenvolvidas pelo GTISUL, incentivou a geração de um novo grupo de gestores, chamado GTISerra. Atualmente, esse grupo reúne 48 membros em cinco  cidades localizadas na Serra Gaúcha.

Nesta trajetória o GTISUL construiu seus pilares estratégicos com uma visão de “Agregar os gestores de TI do sul, promovendo seu desenvolvimento social e tecnológico, fortalecendo suas ações” e uma missão de “Ser referência no sul do Brasil até o ano de 2020, gerando valor para as empresas da região. Todas as nossas ações estão baseadas na união, conhecimento, independência, respeito, profissionalismo e ética.

 

Leia Também