Novidades

19.07.2015

Debate com instituições de ensino aproxima GTISUL da academia

O Grupo de Gestores de Tecnologia da Informação do Sul do Brasil – GTISUL promoveu no dia 18 de julho no auditório da empresa BSBIOS de Passo Fundo o primeiro debate sobre as possibilidades de educação técnica e superior em tecnologia da nossa região.

Além dos integrantes do GTISUL estiveram presentes no debate os coordenadores de cursos das instituições SENAC Passo Fundo, UPF, ULBRA, IMED e IFSUL Passo Fundo que apresentarão as áreas e cursos ofertados por suas instituições e também debateram modos de aproximação da academia com empresas de toda a região, bem como, com os profissionais, gestores de TI que podem colaborar com ações de empregabilidade, modernização de estruturas curriculares, pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias.

Constatou-se mais de 1.300 alunos regularmente matriculados em cursos superiores e de pós-graduação nas áreas de tecnologia nestas instituições. As apresentações mostraram também que o perfil dos egressos estão divididos em dois focos principais que são a programação ou gestão, onde apenas uma capacita para a área de infraestrutura. O debate também levantou questões sobre a baixa procura que os cursos estão enfrentando e o impacto que a baixa dos salários está tendo na procura de novos candidatos.

Por outro lado, também foi apontada a necessidade dos gestores se aproximarem das instituições com ações de empregabilidade, onde o alinhamento das necessidades técnicas e o perfil do candidato podem ser construídas de acordo com o foco educacional de cada local. Palestras e participação em Seminários e eventos também podem ser uma maneira de colocar o mercado mais próximo da vida acadêmica, fazendo com que alunos tenham contato e experiência antes mesmo de acessar o mercado de trabalho.

O evento que foi promovido pelo GTISUL e vem de encontro com a necessidade de alinhar as necessidades dos seus membros na busca por profissionais qualificados para composição de seu quadro funcional, mas também, para que o grupo seja um dos mecanismos que alavanquem ações potencializadoras de crescimento de toda a área de tecnologia da informação da região.

Leia Também